segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Quem somos

Preâmbulo antropológico
Vários fatores levam uma pessoa a torcer para determinado clube. A priori, todos os "clubes & torcidas" possuem semelhanças em sua forma de existir e agir. Contudo, acreditamos que são as “diferenças” que representam a verdadeira razão de existência de cada coletividade.

Valores são compartilhados por pessoas. São essas afinidades que criam o senso de grupo, de coesão, de "família". E é à esse senso que as pessoas buscam se identificar, unir, pertencer. Isso é torcer.

Com uma cultura fortemente gregária, o brasileiro sente-se bem e reafirma sua identidade em grupo. Assim como num "catecismo" social, molda seus valores e confirma, em certa esfera, a linha de conduta que norteia sua personalidade, em conjunto com todos os outros fatores familiares, geográficos, sociais etc., a partir da opção por esta ou aquela coletividade. E o esporte é elemento fundamental nesse processo, como elemento formador de um cidadão.

O que diz tua bandeira, Palmeiras?
Cada torcida possui uma identidade que pode ser vista e percebida no percorrer de suas arquibancadas, seus locais de agrupamento, mesmo no mundo virtual. Algo que extrapola o contexto social e permeia sutilmente a forma como as pessoas agem e se comunicam. E qual é a nossa?

O típico "italiano" - ainda que tenha seu lugar preservado - já não é tão representativo depois de tantas gerações. A própria simbologia do clube possui mascotes que denotam a busca por algo que vai além do passado (a adoção do "Porco" em paralelo ao antigo "Periquito"). Repetindo a pergunta: então qual é a nossa? Quais são os nosso valores? Que características nos unem? O que é SER PALMEIRENSE? É pra enfatizar isso que estamos aqui.

Personalidade forte, independência, trabalho, pioneirismo, coragem, lealdade, apego familiar, gosto pela arte e cultura, humanismo, irreverência, senso estético, rejeição a privilégios e a ser comandado. È por esses valores que erguemos nossa bandeira!
 

Com grande orgulho de sua trajetória, o Palmeiras moldou-se, naturalmente, como linha alternativa à tradicional polarização social "elite (SP) / "proletário" (SCCP). Não contar com os privilégios de uma, nem o apelo popular de outra deu força à personalidade do torcedor alviverde, forjada sob a consciência de que a "luta (do dia-a-dia) o aguarda".

Por que "Anarquia”?
Anarquia Palestrina não tem NADA A VER com baderna. Não promove confusão, brigas ou qualquer situação caótica. Pelo contrário. É uma homenagem à nossa ascendência cultural que enaltece a autosuficiência e rejeita as tradicionais formas de governo. Ao espírito "libertário" que permeia nossa mentalidade. Uma brincadeira irreverente com nosso próprio jeito de ser, barulhento e por vezes bagunçado.

Pioneirismo e capacidade para construir seu próprio caminho são valores amplamente citados entre aqueles que apreciam a história palmeirense. Anarquia Palestrina é uma filosofia de vida baseada em nossa personalidade e nossos valores, de forma aberta, inclusiva, espontânea, informal e consciente.

Viver nessa filosofia é imaginar uma sociedade onde o possamos viver num grau de consciência, cooperação e harmonia que minimize a necessidade de governos externos, com adoção efetiva da “prática universal" dos direitos e deveres humanos, com equilíbrio social, auxílio mútuo, não violência e autogoverno. Ainda que essa realidade esteja a 20 gerações de distância... ou mais.



Identidade Palestrina – Os 14 Axiomas Palmeirenses
- O Palmeirense faz seu próprio caminho.
- Tem estilo, personalidade e opinião própria
- Não implora por esmola, nem bajula por privilégio.
- Respeita e se faz respeitar.
- É leal, irreverente e passional.
- Valoriza cultura e tradições tanto quanto pioneirismo e vanguarda.
- Cultiva honra, não vaidade.
- Luta, não briga (quem briga o faz por si, não pelo clube).
- Mostra talento, não ego.
- Corre pelo certo.
- É solidário, inclusivo e multicultural.
- Repudia preconceito e autoritarismo.
- Acredita na família (de nascimento ou afeição), na educação e no trabalho.
- É visceralmente humano, intenso e apaixonado.


Lembre-se:
- Disciplina reforça o espírito, bom humor faz a vida mais leve e amor eleva o coração.
- Esporte, arte, família e educação criam melhores cidadãos.
- Somos um só e estamos aqui pra aprender a conviver em harmonia. Senão, fudeu.

20 comentários:

  1. Sensacional, mais um canal para a nossa já imensa mídia Palestrina, parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André... a gente vai engolir a mídia de massa! Informação sem novela! HAhahahhhhh... valeu fratello!

      Excluir
  2. Roberto,

    Parabéns pela iniciativa e pelos 14 axiomas palmeirenses, sensacional!
    Muitos deles precisam ser fortalecidos.

    saudações palestrinas,

    Marco

    ResponderExcluir
  3. Valeu Marco! Quanto aos axiomas, concordo... principalmente no quesito "briga"... rs. É nóis fratello, valeu.

    ResponderExcluir
  4. Roberto, show de bola! Mais um seguidor a sua causa!

    Avanti

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Galluzzi. Me considero um anarquista graças a Deus também. Mais um Blog que vem pra somar e dar voz a nossa massiva torcida Palestrina. Que esse espaço tenha muito sucesso e nos ajude a promover e qualificar ainda mais nosso Palmeiras e seus torcedores! E ficou muito ''Punk'' o ''Art Style'' do Blog! Show de bola!!! Tinha saudade de ler seus ''posts'', não acompanhei depois que saiu do blog do torcedor globo esporte. Vida longa a você e ao seu Blog! Galluzzi ''uno di noi''!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodrigo, pra somar, multiplicar e potencializar! Rssss...... e os wallpapers, baixa fácil? Lembro que o primeiro que fiz já foi parar em capa de cd, cartão de visitas... rs. Grazie fratello!

      Excluir
    2. Porra meu! Demorou uns milésimos de segundo pra baixar! rsss...

      Excluir
  6. Galluzzi, parabéns pelo blog. Te acompanho desde o boteco lá da globo.
    Espero q nesse espaço vc consiga a liberdade de falar o q bem entende.
    Grande Abraço.

    Andrez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae Andrez, beleza? Essa é a intenção, a casa é nossa!!! Abraço fratello!

      Excluir
  7. Grande Galluzzi!
    Nem acreditei quando soube que voce voltou à mídia palestrina e com força total, parabéns pela iniciativa, sempre fui seu seguidor desde quando voce era blogueiro do GE, e digo que sua visão do PALMEIRAS faz muita falta a nós palestrinos!
    Mas agora temos de novo uma de nossas melhores vozes na defesa desta fiilosofia de vida chamada SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS!

    Grande abraço Galluzzi, il buono figlio a casa torna!

    Carlinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carlinhos... demorou pq precisa de tempo pra se dedicar... só agora passei no concurso público! KKkkkk. Agora, é nóis! Valeu!

      Excluir
  8. Parabens pelo Blog...Com certeza em pouco tempo sera um dos maiores e melhores, pessoas serias por traz das noticias que circundam nossa amada SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS, especialmente para os que nasceram Palmeirenses!!!Boa sorte e estamos faminto por informaçoes...Forte Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Andre... mais do que informação, as vezes o mais importante é limpar a DESinformação que divulgam por aí! Informação inteligente não precisa de purpurina. Grazie fratello.

      Excluir
  9. Parabéns pelo novo Blog Galluzzi!
    Acompanhava seu trabalho desde a época do GE.
    Saudações de todos os paraibanos palmeirenses! A massa alviverde da cidade de Sousa-PB manda um abraço fraterno.
    Sucesso! Avante Palestra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Sra... como é lindo esse Nordeste. E como tem Palmeiras aí hein Paulão? Te juro que me aposento e vou praí... Valeu man!

      Excluir
  10. Parabéns, Galluzzi!
    Comecei a dedicar minha atenção majoritariamente à mídia palestrina depois que li um de seus textos no GE! Infelizmente, havia sido depois de uma derrota do verdão, mas ali eu pude ler, pela primeira vez, alguém se expressando no texto exatamente com o mesmo sentimento que eu estava, o de TORCEDOR!
    Parabéns pela volta, e agora num espaço sem restrições!
    Abs

    ResponderExcluir
  11. Fala Marcus, beleza fratello? Valeu man... o lance é não ser nem chapa branca nem mancheteiro, tá ligado? Vou te dizer que escrever depois de algumas derrotas é como jogar sal na ferida... rs. A gente tem que se segurar pra não xingar até a vó do presidente... rs. Faz parte... abração!

    ResponderExcluir
  12. boa Galluzzi. Devo a ti, fratello, minha entrada e caminhada no verdadeiro mundo Palestrino. Acompanhei todas as opiniões que incomodaram a mídia de massa. E foi por causa dos ótimos textos na RGT que decidi conhecer o antigo Palestra naquela banda do Diego Souza no Domingos. Pela ideia elaborada no PTD encarei gás lacrimogênio lá em Barueri e testemunhei Betinho (?!) no Couto Pereira naquele frio de rachar os cocos da CB12. Roberto, que esse saudoso trabalho seja perpetuado aqui no Anarquia também e alcance os muitos palmeirenses que ainda não entendem o que é ser Palestrino!
    Avanti Palmeiraaasss
    de Brasília-DF, reduto de legiões AlviVerdes, aquele abraço do Raphael

    ResponderExcluir