sexta-feira, 22 de maio de 2015

Aprendendo com Minas e RS

Estava conversando com uma amiga psicóloga, daquelas profissionais que trabalham em Recursos Humanos, lidando com grandes equipes. Perguntando quais as maiores dificuldades pra conseguir a eficiência, não houve dúvida por parte dela: bons profissionais e muita motivação.

Até aí, não há grande novidade, todos sabem da importância desse fator. Mas num universo onde o pagamento do salário aparece como um ítem corrente, o que mais a empresa pode fazer pra deixar o funcionário motivado? Resposta dela mesma: Perspectiva, gratidão e reconhecimento.

Perspectiva pra gente é vitrine e isso o Palmeiras faz bem. Uma grande vitrine pra que cada jogador possa sair daqui ainda melhor e mais valorizado do que entrou.

Gratidão vem da torcida e é um ítem sutil mas poderoso. O atleta tem que sentir que deve e vale a pena correr por aquela camisa, pelo que aquela coletividade representa.

Reconhecimento é valorização financeira e pública, vem de diretoria e comissão técnica. Treinadores que defendem seu elenco, ressaltam sua qualidade, suas individualidades e não fica só apontando erros. Isso é valorizado por qualquer elenco, o treinador que até pode ser bravo, mas defende o elenco categoricamente, como o Felipão antigamente.

Perspectiva, gratidão e reconhecimento são os combustíveis da motivação. Num contexto onde os clubes basicamente reproduzem as fórmulas utilizadas por outros, quem souber explorar cada diferencial, larga na frente.

Diretoria, comissão técnica e torcida devem estar alinhadas pra tocar o barco com toda força. Diretoria baixa o preço, comissão convoca e dá o comando, torcida abraça a causa e comparece. Assim se faz o entorno de um time que almeja a conquista. 

Hoje, alguns times já estão conseguindo aplicar essa prática de forma mais eficiente. E se quisermos os melhores exemplos devemos ir buscar em Minas e no Rio Grande do Sul. Atlético-MG, Cruzeiro e Internacional conseguem hoje alinhar suas equipes, comissão, diretoria e torcida num pensamento mais conjunto. O resultado já pode ser visto. Se liga Palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário