sexta-feira, 11 de março de 2016

Palmeirenses abraçam o conceito "família"

Fretallada, tenho visto ultimamente muitas pessoas em nossa torcida ostentando faixas com as inscrições "Familia Palmeiras" e parei um pouco pra concluir porque esse conceito vem sendo abraçado tão naturalmente por nossa torcida. 

Gerações devotas. De onde vem tanta paixão?
De onde vem tamanha identificação?
Ao tornar-se Palmeiras, o Palestra tornou-se a expressão máxima de um dos bens mais preciosos da humanidade: a miscigenação cultural. A civilização e a cultura europeia junto à paixão e ao coração brasileiro. Isso é o Palmeiras. É à essa HERANÇA CULTURAL que o palmeirense se apega, se identifica e busca, insanamente, pertencer.

Herança cultural. Não posso falar por outras torcidas mas sei que nós, palmeirenses, damos muito valor a esse quesito. Prova disso é que o conceito FAMÍLIA ao qual a torcida orbita, um dos poucos que talvez possa explicar a razão de tamanha devoção, pela força dos valores que ela converge.

A herança cultural que a Família Palmeirense carrega consigo é o valor mais precioso que essa torcida possui. É o verdadeiro alimento da paixão dessa coletividade, os ensinamentos e costumes de onde cresceu e com os quais foi construída uma história magnífica.

Algumas torcidas tem orgulho de sua história. O palmeirense É a história viva – retrato de gerações após gerações sobrepostas, filtrando valores e conservando sua essência: a força da conquista pelo esforço próprio, valor fundamental presente em todo e qualquer imaginário palestrino. Conquista com independência, humanismo e liberdade. E um pouquinho de anarquia, graças a Deus!!!

Assim o Palestra Itália se fez e conquistou seu espaço, de forma honrosa, pungente e definitiva. E é disso que o palmeirense tanto se orgulha. Dessa herança. Dessa conquista. Dessa postura. Apesar de ser intrinsicamente falível – quedas demais impedem qualquer arrogância – o palmeirense valoriza os esforço, a disciplina e a conduta moral, ainda que não perca sua irreverência típica.

Pois é isso... somos uma mistura de culturas, um povo com orgulho de suas conquistas e da forma com que as conquistou. De sua herança culural, e da força dos valores que ela traz. Isso é Palmeiras e isso somos nós, palmeirenses. E é por um mundo onde esses valores jamais deixem de existir que a torcida faz suas preces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário