quinta-feira, 1 de junho de 2017

Classificação na RAÇA e na CAMISA!

Olha fratellada, vou ser sincero... o Palmeiras fez uma partida HORROROSA ontem. E por isso conseguiu uma classificação HERÓICA! Na pura RAÇA e na CAMISA. Sim porque taticamente foi desastroso.

Acontece o seguinte: é LÓGICO que o Palmeiras não esteja jogando tão bem quanto no fim de 2016! A mídia só joga PRESSÃO e alimenta uma expectativa paranóica do torcedor que - com toda razão -passa a achar que o time tem a OBRIGAÇÃO de estar jogando muito melhor.

Sim, até poderia estar jogando melhor... mas NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA!! Tem que dar TEMPO. Tempo é fundamental!!! Trocamos jogadores fundamentais do esquema. Trocamos treinador... o time de 2016 só foi engrenar mesmo no final do segundo semestre, até lá tivemos várias oscilações.

Mais uma vez repito: ENTROSAMENTO é muito mais importante do que imaginamos e ele só vem com MESES e MESES jogando juntos. Aliás, deveríamos pensar em ANOS pois essa é a dinâmica do esporte.

Quando o Cuca disse que o “time” ESTÁ inferior ao de 2016 (traduzido pela imprensa que o time é pior que 2016), não quis dizer que os jogadores que foram contratados esse ano NÃO POSSAM vir a desenvolver um futebol tão bom quanto ou melhor do que os jogadores que saíram. Só que teremos que RALAR muito ainda pra isso. Simples e corriqueiro.

Seguinte: quanto mais PAZ o time tiver sem essa pressão paranoica, tanto antes acharemos nosso padrão. É SÉRIO. Se dermos confiança e tranquilidade ao time, tenho CERTEZA que veremos o time VOANDO em campo antes do que imaginamos.

Analisando taticamente
ZAGA
A zaga desmoronou. Isso porque ano passado o MOISÉS fazia a função de cabeça de área e o Vitor Hugo era mais rápido que o Dracena. Então ficamos agora com uma zaga mais pesada e descoberta!

Solução: ter um primeiro volante de contenção clássico, cão de guarda, protegendo a zaga sem subir tanto. Felipe Melo ou Thiago Santos podem fazer essa função, mesmo jogando juntos (Melo mais avançado)

LATERAIS
Se não houver cobertura da lateral, danou-se. O Zé deve avaliar criteriosamente se haverá algum velocista em seu setor e posicionar-se de forma a não permitir avenidas.

Na direita o Fabiano tampouco tem rapidez pra acompanhar um ponta, então nessa configuração nossa lateral só sobe “na boa”, com cobertura e um por vez. Lembrando que ainda nem mesmo chegamos à configuração ideal, podendo testar ainda mais o Michel Bastos na esquerda ou mesmo voltar com o Jean pra lateral direita.

MEIO-CAMPO
Desde o ano passado temos problema com o meio campo. Acontece que por termos tido um iluminado ali no ataque, conseguíamos uma eficiência rara em finalizações. Nesse ano ganhamos Guerra e Borja. O Guerra já está conseguindo mostrar seu futebol e tenho certeza que ainda irá melhorar, se entrosando mais com o Dudu. O mesmo com o Borja, mais uma vítima da expectativa exagerada e precoce sobre ele. Calma, que ele vai mostrar seu futebol.

Vejamos o exemplo do Barrios! Jogou pouco por aqui e poucos se incomodaram quando foi vendido ao Grêmio. Naquela época só se falava de Borja. E o que aconteceu? Foi pra lá e está esfregando na nossa cara o futebol que não tivemos paciência pra ver acontecer por aqui. Deveríamos aprender com isso...

Musiquinha cantada ao fim do jogo no Beira Rio!
"Chora colorado chora! Pega sua faixa, enfia no c... e vai embora!"

6 comentários:

  1. RG, boa tarde! Cara que noite. Pra "esquecer comemorando". Atrevo-me a dizer que há algo errado. Jogou sem um meia (poe no Rafael Veiga); jogou com 3 volantes; colocou Fabiano que não rende tem tempos (o Cuca deve morrer de amores por ele, igual Filipão com o Luan e o Luxa, com o Fab. Capixaba); Mina sendo centroavante em um momento. Não podem ter desaprendido a jogar, pois por mais que me doa falar, tinha jogos com o EB que o Palmeiras jogava melhor. Cara, sinceramente, valeu a sorte do gol fora para ter passado. Hj vc vê um time sem postura tática, muitos desmotivados. Será q tem laranja podre? Medindo palavras pra vc não me bloquear. rsss. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina VH, jamais bloqueei quem é da família! Quanto a ter algo errado, concordo... perdemos seu xará e a reposição não igualou a eficiência. O mesmo se deu com Moisés e Jesus. sobre o Mina no ataque, discordo frontalmente! Foi uma orientação clara do Cuca que funcionou com perfeição! A Opção do Fabiano é para jogar com o JEAN no meio pra dar mais saída de bola, não vejo nada errado nisso ainda que prefira ele na lateral mesmo.

      Amigo, não duvido que o ambiente dentro do Palmeiras corra muito mais risco hoje - sem a NOBRE blindagem - do que nos anos anteriores. Se há algo errado de verdade é pode ser esse "fogo amigo" interno, ou nossa impaciência, que deixa uma pressão exagerada recair sobre o grupo. Em todos os caso, BLINDAGEM! Abs

      Excluir
  2. Amigo Galluzzi, Irei discordar de seu titulo, sou apaixonado, sócio torcedor, pago em dia, posso falar com segurança, que ontem não classificamos da "raça" uma pura CAGADA, um gol achado em uma bola área onde tudo pode acontecer. Gosto do Cuca, mas ontem ta na conta dele, 3 volantes de origem ( Jean, FM, Tche Tche), nenhum deles em alguma fase de suas vida, nem o FM no Galatasaray, jogou armando um time, municiando os atacantes( com sucesso NÃO). Edu Dracena ja havia dito aqui, bom reserva, pra compor elenco, outra coisa o Cuca ta tentando jogar dentro do esquema do EB, mas ele vai enxergar que não é característica desse grupo de jogadores, pode voltar pra 2 volantes 1 meia e 3 atacantes o famoso 4-2-3-1, esse foi o esquema q esse time gosta de jogar. Ontem ele tinha q ter feito o SIMPLES, Guerra nao joga entra Rafael Veiga ou Michel bastos, matem o Jean na direita e pronto. Que tudo q esta acontecendo sirva de lição para a liberta. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Mineiro... concordo (acho que o Cuca tbm), que o esquema deve mudar pra melhorar. Mas simplesmente não consigo avaliar uma classificação contra um forte time como o Inter, na casa deles, como "cagada". Isso ignora cabalmente que fomos melhores que o Inter no segundo tempo, que tivemos pênalti a favor, que o Cuca mudou o esquema depois do segundo gol de uma forma DECISIVA (Jean na lateral e Mina na frente com Borja, Guedes e William) e que justamente nos levou à vitória. Aí sou eu quem falo "com segurança": acredita amigo. Fica tranquilo e acredita em mim. A única coisa que pode prejudicar o Palmeiras agora é não terem tranquilidade e confiança pra desenvolverem seu trabalho. E isso pode vir de dentro e de fora... Abs!

      Excluir
  3. Galluzzi, o que vejo é que jogadores importantes em 2016, caíram muito tecnicamente, vou listar 5, tirando o goleiro é metade de um time, faz toda a diferença.
    1. Jean tanto na lateral como no meio.
    2. Zé Roberto gostamos muito dele, mas na boa, não da mais, tem que parar pois o corpo já não acompanha o raciocínio em alta intensidade como o futebol pede.
    3. Tche Tche está irreconhecível,caiu muito não consegue nem marcar bem e nem atacar.
    4. Roger Guedes, também caiu muito, tem tomado decisões erradas na área em momentos cruciais.
    5. Dudu tem oscilado muito e isso faz com que renda o mesmo de 2016.

    Agora concordo plenamente com voce quanto ao Borja, tem que ter paciência, ele tem potencial, talvez com a vinda de outro e ele ficar um tempo no banco sem pressão e se ambientando com os companheiros, com a cidade e país faça bem a ele.

    O problema é que não tem tempo para treinar, no domingo ja pega o galo que se acertou e começou a jogar bem com muita gente boa, outra derrota pode agravar a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PG meu caro, creio que vc esteja certo. Eu é que tenho essas esquizofrenia crônica contra a leitura que se tem feito do futebol aqui no Brasil, sob uma ótica de curto prazo que, ao meu ver, é dissonante à dinâmica do esporte em si.

      Nou meu (esquizofrênico) jeito de ver, é incabível comparar o time de HOJE com o do FINAL de 2016, quando fomos campeões. Carentes de memória, esquecemos que nos meses de setembro e outubro de 2016 o time OSCILAVA DEMAIS e NÃO apresentava um bom futebol (daí a origem do rótulo Cucabol)! Foi só de outubro pra NOVEMBRO que o time encaixou e se firmou no padrão de jogo.

      Pra mim fratello, a "saída" do VH, Moisés e Jesus (3 da espinha dorsal) foi CAPITAL pra MUDANÇA tática que o time - obrigatoriamente - sofreu. Ah, mas contratamos... OK! Mas não funciona assim! Chegou, jogou, encantou. Demora! Trocamos treinador, trocamos jogadores essenciais e DEMORA um bom tempo pra isso tudo se encaixar!!! Um tempo maior do que a MÍDIA canta e com certeza ainda maior do que NÓS gostaríamos. Mas simplesmente faz parte da DINÂMICA do esporte!!! Não há NADA que possamos fazer além de esperar e tentar dar um ambiente minimamente saudável pra que o time encontre seu jogo.

      PG, sei que assim como eu, não és mais uma criança. Tens sabedoria e irás me entender. O que nossa torcida precisa aprender é a ASSIMILAR O GOLPE e não entrar em PÂNICO a cada derrota. ESSA É A LIÇÃO... vai por mim fratello, sabedoria de família. ACREDITA IRMÃO. Estamos juntos. Abs!

      Excluir