terça-feira, 22 de agosto de 2017

Profissionalismo x Clubismo

Tempo.... aaahhhh o tempo, sempre ele e inexorável. Ainda me lembro bem, quando lá pela Pompéia, Água Branca, Lapa e Vila Romana, ainda se sentava na calçada descascando laranja, passando-se as manhãs de domingo a cumprimentar a vizinhança. Bons tempos.

Mas o tempo passa e as coisas mudam. E o que ontem era descascado, hoje se engarrafou. Não fomos nós que quisemos assim, mas foi assim que aconteceu. Bem que a gente ainda tenta descascar nossas laranjas por aí, mas a prática vem se tornando menos habitual...

Pois no futebol é a mesma coisa. Vivemos um passado glorioso, onde reinávamos quase absolutos, curintcha era “faz-me-rir” e o tricolete mal passava de um juntado da Vila Leonor, pré-Natel... mas o mundo udou, e muito.

O Palmeiras sempre foi um clube de larga presença “social”. Na própria fundação do clube tivemos que cancelar a primeira reunião, pois achavam que era pra fundar um clube de dança e poesia....

Tendo esse contexto em vista, sem mais delongas, vivemos hoje tempos de TOTAL PROFISSIONALISMO onde a prática administrativa NÃO PODE MAIS ficar reclusa aos recônditos clubísticos, mais para administração de condomínio do que clube de futebol.

Futebol é PROFISSIONAL. O nome já diz. E no Palmeiras o clubismo é uma PRAGA que agrilhoa o time num ambiente PROVINCIANO, CASEIRO, PASSIONAL e quase sempre PREJUDICIAL.

Amo a FAMÍLIA PALMEIRAS. Se há algo pelo qual me orgulho é de vestir essa camisa. Mas temos que reconhecer nossas fraquezas, falhas, tão comuns a todos. E entre elas está o efeito colateral dessa personalidade forte, que trazconsigo uma paixão, um quê visceral que nos impele a agir de forma pouco arrazoada, como se dizia antigamente.

O CLUBISMO – conjunto de práticas de associados e conselheiros que visam o interesse pessoal e corroem o ambiente dentro do futebol, de vazamento de informações à fofocas de imprensa, de carteiradas à presença em vestiário – é uma praga dentro do Palmeiras. MUITO MELHOR SERIA se o futebol saísse para sempre de lá e a ACADEMIA, nosso Centro de Treinamento fosse FECHADA A 4 CHAVES contra a presença e a influência dessa coisa.

Quanto MAIS PROFISSIONAL for nosso futebol, menos expostos estaremos a essa praga. Essa FALTA DE COMANDO, esse DESMANDO, essa ZORRA que fica lá dentro, com pressão, intriga, vaidade e futrica por todos os lados. SEM UM PULSO FORTÍSSIMO, o Palmeiras é CORROÍDO por completo, por pessoas sempre clamando “Palmeiras acima de tudo!”... e isso década após década.

Palmeiras BLINDE-SE. Blinde-se de nossa própria paixão... de nossa própria ignorância... de nós próprios... digo e repito Palmeiras.... VINCIT QUI SE VINCIT!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário