sábado, 26 de agosto de 2017

Um Coletivo de Valores chamado Palmeiras

Quando o Palestra Itália surgiu, há exatos 103 anos, o mundo era diferente. Muito diferente...

Ali então surgia um grupo que se reunia por bagagem cultural e étnica. Num mundo onde tais grupos se reuniam em centenas e centenas de coletividades, não poderiam os italianos aqui de São Paulo ficar sem sua representação.

Tal como o Palestra Itália, inúmeros “coletivos” semelhantes surgiam na mesma época, fossem reunidos social, artística ou esportivamente. Mas o Palestra Itália não era “mais um”. Era “o” coletivo.

Desde seu nascimento, nosso time de coração reuniu multidões. Fosse por sua enorme representatividade ou por seu estilo nobre, com a estirpe europeia tão referencial naqueles tempos. Lógico, personalidade atrai a inveja daqueles que dela carecem. E assim sempre foi...

Acontece que o Palestra Itália, assim como o mundo, também mudou. Num parto traumático e espetacular ao mesmo tempo, o Palestra renasceu numa Arrancada Heróica, como um PALMEIRAS CAMPEÃO!

Renascido, transmutado, mas lealmente comprometido com sua essência de AMOR, TRABALHO, EDUCAÇÃO e CONQUISTA de seu PRÓPRIO CAMINHO. Se há algo pelo qual o Palmeiras é conhecido é pela paixão de sua torcida, mas também por CAMINHAR À FRENTE, sendo referência, imitado e copiado.

No maior exemplo do espírito PAULISTANO “NON DUCOR DUCO”, o Palmeiras não é conduzido, CONDUZ. Não imita, é referência. E não tem VERGONHA de seu passado, de suas falhas, de sua origem, de suas quedas, de suas brigas, de suas trapalhadas... por sua história, por sua gente, por sua realidade, o Palmeiras é o MAIS HUMANO entre os TIMES, com a mais humana entre as torcidas.

NÃO HÁ TORCIDA com tal tamanho e AMÁLGAMA CULTURAL, essa bagagem que recebemos de família e nos é tão valiosa. É a FORÇA dos VALORES que essa comunidade reúne que nos torna tão apaixonados.

A Família Palmeiras, o Palmeiras, o Palestra Itália e toda a HISTÓRIA magnífica desses 103 anos, constituem um verdadeiro PATRIMÔNIO CULTURAL dessa cidade, desse estado, desse país, que JAMAIS seria o que é (do lado bom), não fosse a força estupenda dessa coletividade que aqui veio, empreendeu, conquistou e venceu.

PARABÉNS PALMEIRAS! De ti não espero vitórias. Espero apenas que MANTENHA SUA ESSÊNCIA PURA, MANTENHA SEUS VALORES e assim JAMAIS deixará de ter aqueles que ERGUEM SUA BANDEIRA com GLÓRIA, COM AMOR E SEMPRE COM MUITA ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR. E assim estaremos juntos, para todo SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário