quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Palestra Itália - Palmeiras: a transformação

Fratellada... foi-se o dia 20 de setembro, aquele que marca nossa mudança de Palestra Itália ao Palmeiras que hoje conhecemos.

Não existe acontecimento que tenha mudado tanto a história da humanidade quanto a II Guerra Mundial. E nela nos transformamos.

Assim como muitos outros, o Palestra Itália surgiu para atender sua imensa coletividade italiana em solo brasileiro. Dessa forma nasceu e cresceu.

Mas tal qual a cultura italiana se espalhou e se misturou magistralmente às cores nacionais, assim também fez o Palmeiras.

Se no passado o mundo admirou sistemas que depois viu nocivo, o mesmo se passou por aqui. E talvez esteja aí nossa maior virtude. A transformação!

Flertamos sim! Quem não sente orgulho de suas raízes?  A herança cultural que essa coletividade carrega sempre foi um de seus maiores diferenciais. Por ela vivemos, mas por ela também quase perecemos. Mas tivemos a GRANDEZA de perceber isso para mudar.

O mundo muda. E assim o Palmeiras mudou. Decupou, filtrou seu passado para manter os valores positivos e humanistas. Assim fizemos e assim crescemos.

O Palestra nasceu como um clube “de colônia”. Evoluiu para um clube “de todos”. Ou pelo menos de todos aqueles que se identificam com os valores de EDUCAÇÃO e TRABALHO, com nossa personalidade apaixonada e visceral, nosso jeito atrapalhado e teatral. Nosso coração GIGANTE, once cabe de Santo a Animal.

Obrigado Palmeiras, obrigado por existir. Estou absolutamente convicto de que boa parte de meus melhores momentos de vida passei junto a ti. E também outros não tão alegres, mas fundamentais pela experiência. Viver é torcer. E torcer é um exercício de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário