segunda-feira, 23 de julho de 2018

Ataques vencem partidas. Defesas vencem CAMPEONATOS

Tudo bem, foi um jogo emocionante, daqueles que, como disse o treinador, ajuda a construir um grupo forte. Mas temos que ser sinceros, algo que jamais abandonaremos: com essa defesa não chegaremos a lugar algum.

Edu Dracena e Felipe Melo, apesar da experiência, técnica, posicionamento, comando, profissionalismo e senso de grupo que possuem, são lentos na marcação. Qualquer adversário que forçar um pouco mais pelo setor, consegue o espaço que quer. FATO. Por isso tem sido tão difícil segurar resultado. Nossa sorte ontem foi a força do Bruno Henrique e um gol quando não haveria mais tempo pro adversário dar a resposta.

Repito: nossa defesa é até boa. Mas insuficiente pra nos fazer campeões nacionais ou continentais. Roger, mude agora: temos um zagueiro recém contratado, ok. Mas na volância o bicho pega, pois o Thiago Santos, apesar de dedicadíssimo, não tem lá a experiência que o Melo traz.

Mas eu apostaria numa zaga nova (Antônio Carlos + o contratado) e o Thiago Santos no lugar do Melo, pra lhe dar mais ritmo. A forma como o Melo ficou marcando a grama no segundo gol é incompatível com qualquer time que se pretenda campeão. É um ótimo jogador, importante ao grupo. Mas dá brechas fatais, que põe todo trabalho a perder. Precisaria jogar com um outro primeiro volante ao lado. Naquele segundo gol, a verdade é que tampouco o Bruno Henrique acompanhou a entrada rápida do atacante, que chegou chutando... falha defensiva completa.

As laterais melhoraram bastante, mas ainda assim, caso enfrentemos um adversário que explore bem esse setor, temos sérias dificuldades.

Falando do ataque, ainda temos que esperar o Scarpa se entrosar, mas é um jogador promissor. O Lucas Lima (que não jogou ontem), por sua vez tem momentos de genialidade, mas também demora na recomposição defensiva. Moisés é o batalhador que a torcida admira. Mas perde um pouco de fôlego no segundo tempo, abrindo espaço demais. Ainda assim, imprescindível. E temos também Dudu, Hyoran.

No ataque temos boas opções. Mas repito, nosso problema é defensivo. Se o Roger pretende conquistar uma Libertadores e ainda disputar um Mundial com um mínimo de dignidade, precisará achar uma nova composição defensiva. 

NÃO ADIANTA NADA conquistar belas vitórias e rampantes de força se ainda tivermos os ELOS FRACOS DEFENSIVOS que colocam todo mérito do ataque por água abaixo. Conquista-se belas vitórias. Mas não se conquista o mais importante... CAMPEONATOS. Se liga, Roger.

7 comentários:

  1. Boa tarde galluzzi !! Eu venho observando isso tb. O felipe melo é excelente na saída de bola, mas péssimo na recomposição. Mas também quando ele não joga perdemos muito nesse quesito, saída de bola. Não sei o que é pior, sem ele ou com ele. O ideal seria nossa dupla de volantes ser o BH e o moisés, mas aí perderia essa chegada do BH na área. Muito complexo. O ideal seria ter um volante com o poder de marcação do thiagp santos e a saída de bola do felipe melo kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Fabiano... não é simples! Primeiro volante sem rapidez sempre entrega na hora H... saudades do Amaral! rss... Abs

      Excluir
  2. Na minha opinião o problema da defesa está muito mais nas laterais do que a velocidade de Melo e Dracena. Em relação ao Dracena, um baita zagueiro... realmente há lances que sua velocidade atrapalha porém há tantos outros onde sua inteligência, posicionamento, vontade e categoria contribui. Melo perdeu na corrida para o Oliveira no final do jogo, também despencou sua participação na marcação, mas joga com vontade e tem pegada no meio campo. Mas os dois laterais, principalmente o Barbosa, erra de forma absurda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Principalmente o diogo barbosa, victor luiz tá em melhor fase.

      Excluir
    2. Imaginando que as laterais façam parte da defesa, concordo com darmos chance ao Victor Luís... quanto ao Dracena, não adianta ser um baita zagueiro que ao invés de acompanhar o adversário prefere levantar a mão pedindo impedimento que não existe. Mas concordo q tbm tenha lá seus méritos. Abs

      Excluir
  3. boa noite a todos.
    estamos com problema na zaga desde as saídas de Vitor Hugo e Mina. até agora não vemos a diretoria se coçar pra trazer dois caras que vistam a camisa e joguem. o dracena está com validade até fim de ano e o Ant CArlos não inspira confiança. nosso lateral esquerdo se sobe não volta, tá dificil....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd Victor... para isso temo um zagueiro recém contratado e o seu xará pra esquerda... é só o Roger se coçar... abs!

      Excluir